domingo, 15 de maio de 2011

Recursos poéticos

Figuras de linguagem
Antítese: consiste na ideia de termos contrários, de palavras que se opõe pelo sentido.
Eufenismo: consiste em substituir uma expressão brusca; em síntese, procura-se suavizar algum termo desagradável.
Hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Prosopopéia: consiste em atribuir à seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
Metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base na similaridade entre o sentido próprio e figurado. Ela implica, pois , uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.
Metonímia: como a metáfora, consiste em uma transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado.
Comparação: É o confronto de ideias diferentes em que há semelhança de características. Em geral a comparação é feita com o emprego de: como, assim como, tal como, etc.
Ironia: é a figura que apresenta um termo de sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.
Sinestesia: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
Rimas:Rima é uma homofonia externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem. No entanto, a rima pode ser classificada segundo sua Posição no Verso, sua Posição na Estrofe, a sua Sonoridade, a Tonicidade e ainda o seu Valor, podendo-se rimar, pouco usualmente, consoantes, e, na tradição de língua inglesa, sílabas átonas. Ou seja, o uso e o conceito usual de rima pode variar de uma língua para outra. Existem ainda outras possibilidades de rima usadas ao longo da história, mas somente estudadas a partir do século XX.
Paralelismo: O paralelismo constitui uma das características estruturais da lírica galego-portuguesa, consistindo na repetição simétrica de palavras, estruturas rítmico-métricas ou conteúdos semânticos.

Postado por: Nathan.

Fontes: folha de atividades e .wikipedia.org/wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário